Urbanismo sustentável: conheça esse conceito!

Urbanismo sustentável: conheça esse conceito!
Urbanismo sustentável: conheça esse conceito!

A humanidade se desenvolveu ao redor de grandes centros urbanos. Tipicamente, em todo o mundo, as cidades mais populosas são as mais urbanas, repletas de grandes construções para comportar todos os moradores. No entanto, isso não significa que as grandes metrópoles precisem ir contra o movimento de preservação do meio ambiente. É por isso que existe o urbanismo sustentável.

No Brasil, segundo mapeamento da Embrapa, menos de 1% do território do país é considerado área urbana. No entanto, esse mesmo espaço é ocupado por 84% da população. Isso quer dizer que a necessidade de expansão das cidades é constante.

O urbanismo sustentável, por sua vez, surgiu para continuar a atender a essa demanda, mas sem prejudicar ainda mais o meio ambiente. Ficou curioso? Continue lendo e descubra o que é urbanismo sustentável, do conceito à prática.

O urbanismo e a sustentabilidade

Atualmente o meio ambiente sofre por problemas que o processo de industrialização e urbanização causou. Florestas sendo destruídas, animais perdendo seus lares, clima mudando, recursos se esgotando, entre outros. Estas são questões que não apenas afetam a natureza como prejudicam a saúde e sobrevivência, principalmente das próximas gerações.

Assim, o urbanismo sustentável existe para propor ideias e projetos que almejam transformar as cidades para que nós possamos viver em harmonia com a natureza. Para provar que não precisamos abandonar nosso estilo de vida moderno para respeitar o meio ambiente. Além disso, o urbanismo sustentável também valoriza as próprias vidas humanas.

Medidas que diminuem os índices de emissão de CO2, por exemplo, reduzem os danos à camada de ozônio, mas simultaneamente melhoraram o ar que respiramos. Assim, o urbanismo sustentável visa criar cidades baseadas em qualidade de vida, sustentabilidade e durabilidade, beneficiando tanto pessoas quanto a natureza pelos próximos séculos.

urbanismo sustentável

Como o urbanismo sustentável funciona na prática

O urbanismo sustentável incorpora diversas formas. Um bom exemplo são ações que favorecem o transporte público ou compartilhado no lugar do transporte individual e ainda incentivam o uso de bicicletas com ciclovias e bicicletários pela cidade.

As novas cidades hoje em dia precisam ser construídas com espaços que intercalam grandes edificações com áreas verdes. É preciso respeitar o caminho dos rios e existência de florestas e de animais nativos.

Medidas pequenas também se encaixam no urbanismo sustentável. Por exemplo, fazer campanhas de reciclagem de lixo e abolir lixões a céu aberto. Por outro lado, promover pequenos negócios, principalmente os que possuem iniciativas ecológicas, é uma ação indireta que contribui para cidades mais sustentáveis.

A relação com a arquitetura sustentável

O urbanismo sustentável está igualmente presente na arquitetura. A própria construção de edifícios privados pode e deve ser feita usando conceitos de sustentabilidade. Algumas pequenas escolhas transformam prédios urbanos em ecológicos, preservando recursos e reduzindo o impacto ambiental. Um exemplo de construção que segue esse conceito é o Bosco Verticale, localizado em Milão na Ítalia.

Painéis solares e luzes com sensores de movimentos ajudam a economizar energia. Pátios com áreas verdes aumentam a qualidade de vida. Latas de lixo com separação de material facilitam a reciclagem correta. Certos revestimentos modernos podem até ajudar a resfriar ou aquecer um apartamento, o que diminui uso de ar-condicionado ou aquecimento.

Esse é apenas o começo. O urbanismo sustentável é um conceito ainda pouco conhecido, mas que representa o futuro das nossas cidades e da construção civil. E nós só temos a ganhar com essas mudanças.

urbanismo sustentável
Bosco Verticale, Milão, Ítalia

Gostou deste conteúdo? Confira nossos insights!

Back to top